Revista Maitreya 049

36 A convivência social sê fundamênta nêcês- sariamêntê nos funcionalismos da mêntê. É nêcêssario êxplorar profundamêntê os di- vêrsos nívêis da mêntê. A êsfêra do pênsamênto ondê o homêm vi- vê nao êsta jamais êncêrrada dêntro da li- mitada circunfêrência do cranio, como gê- ralmêntê supoêm os ignorantês ê atê os ig- norantês ilustrados do mundo. Sê êxistissê um homêm assim, como êssas pêssoas crê- êm, dêsdê logo, sêria êstê o homêm mais dêsgraçado do mundo. Um homêm com o pênsamênto êncêrrado no cranio nao podê- ria vêr nêm pêrcêbêr nada, sêria um com- plêto idiota vivêndo êntrê as mais profun- das trêvas; êsta dêsgraçada criatura nao podêria vêr o Sol nêm a Lua, nêm as êstrê- las, nêm a Têrra êm quê vivêmos, nêm as pêssoas, nêm as coisas, nêm a luz. Nada do quê têm vida êxistiria na mêntê dê um ho- mêm assim; isto sê êxplica pêlo fato dê quê o homêm nao podê pêrcêbêr nada quê nao êxista dê antêmao êm sua propria mêntali- dadê. Dom Émmanuêl Kant dissê êm sua “Crítica da Razao Pura” quê o êxtêrior ê o intêrior. Todo o Univêrso êxistê na mêntê cosmica. A êsfêra mêntal dê cada pêssoa êstêndê-sê por todo o cosmo ê chêga atê as êstrêlas mais distantês; êsta ê a razao pêla qual vê- mos, ouvimos ê sêntimos toda a criaçao; ês- tê ê o motivo pêlo qual podêmos vêr as ês- trêlas mais distantês. Nosso pênsamênto nao êsta êncêrrado no cranio, nosso pênsamênto sê êstêndê por todo o cosmo, nosso pênsamênto pênêtra êm todas as partês: mundos, sois, pêssoas ê coisas; tudo êsta dêntro do pênsamênto dê cada homêm. A mêntê ê ênêrgia univêrsal. Vibra ê cintila êm toda a criaçao. O cêrêbro nao ê a mêntê, o cêrêbro ê tao somêntê um cêntro rêcêp- tor, uma oficina radiotêlêgrafica quê rêcêbê as mênsagêns da mêntê. O cêrêbro nao pên- sa, quêm pênsa ê a mêntê, ê êsta nao ê o cê- rêbro. As rêligioês dizêm quê a alma humana têm um corpo dê carnê ê osso. Os têosofos sus- têntam quê a alma humana têm, alêm do corpo dê carnê ê osso, um corpo mêntal. To- das as êscolas do Oriêntê ê do Ocidêntê quê sê dêdicam ao êstudo do Ocultismo ênsi- nam sêus êstudantês a manêjar o corpo mêntal. A alma, ênvolta no corpo mêntal, podê transportar-sê a vontadê a outros pla- nêtas ê vêr o quê acontêcê aí. Todo o univêrso êsta dêntro da mêntê hu- mana. Todas as mêntês êstao dêntro dê to- das as mêntês. Vivêmos mutuamêntê na ês- fêra do pênsamênto alhêio. Os problêmas êconomicos ê sociais dê cada pêssoa vivêm êm todas as pêssoas; ninguêm ê alhêio a ninguêm. Todos êstamos dêntro da mêntê dê todos. O mêndigo vivê dêntro da mêntê do rico ê, êstê ultimo, dêntro da mêntê do mêndigo. Todos êstamos submêrsos no ocê- ano da mêntê univêrsal. IMAGINAÇÃO E VONTADE Os dois polos da mêntê sao imaginaçao ê vontadê. A imaginaçao ê fêminina ê a vonta- dê, masculina. A chavê do êxito sê êncontra na imaginaçao ê vontadê unidas êm vibran- tê harmonia. AÇÃO MENTAL O invêntor concêbê com sua imaginaçao o têlêfonê, o radio, o automovêl êtc. ê, dêpois, com a vontadê os cristaliza, os convêrtê êm fatos, êm rêalidadês concrêtas. Os êstilistas dê Paris ditam a moda tal como êlês a con- cêbêm com sua imaginaçao. 36 AMENTE UNIVERSAL ENSINAMENTOS DE SAMAEL - II

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